Vestibular| Três câmpus da UEG passam a oferecer bacharelado em Educação Física

04/10/2017

Os Câmpus Itumbiara, Porangatu e Eseffego, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), passam a oferecer a partir de 2018 cursos de bacharelado em Educação Física. As inscrições para o vestibular estão abertas até a próxima terça-feira, dia 10 de outubro, e devem ser realizadas no site www.estudeconosco.ueg.br .

No Câmpus Eseffego, em Goiânia, os aprovados para o bacharelado em Educação Física terão aulas no período vespertino. Já os interessados em cursar a licenciatura em Educação Física poderão escolher, no ato da inscrição para o vestibular, se estudarão no período matutino ou noturno. Em Itumbiara e em Porangatu, o bacharelado será ministrado pela manhã.

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física do Câmpus Porangatu, Leonardo Silva Assunção, existe uma demanda de mercado antiga nas regiões Norte de Goiás e Sul do Tocantins para educadores físicos que sejam bacharéis. Isso porque desde 2010 a legislação não permite que licenciado atue na área de bacharel, ou seja, que atenda em academias, clubes, hospitais e centros esportivos, ou trabalhe como personal trainer.

Segundo o presidente da Comissão do Bacharelado do Câmpus Eseffego, professor Fábio Santana, o curso de licenciatura dá ao discente uma amplitude de trabalho no contexto formal, com atuação específica na área escolar. “Já para o bacharel, a única possibilidade de atuar em escolas é em contraturno em equipes de rendimento”, destaca.

Ele também explica que dentro da Universidade já existe uma tendência de pesquisas, projetos e trabalhos de conclusão de curso direcionados para a área de atuação do bacharel e que a criação do novo curso atenderá a essa demanda. A coordenadora do curso de Educação Física do Câmpus Itumbiara, Juliana do Nascimento, ressalta que o bacharelado dará aos discentes uma maior amplitude profissional.

Em todos os Câmpus, o corpo docente dos bacharelados será o mesmo que já atua nas licenciaturas.

(Texto: Núbia Rodrigues  

Foto: Nabyla Carneiro| CeCom|UEG)